Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Juviniano Gomes de Cantalice
Soledade / PB

 

Para meus 87 anos


Ao ler o conto O outro, do escritor Jorge Luis Borges, senti-me desejoso de ter, assim como ele, aquele momento onírico, ímpar, fantástico, que tivera o escritor argentino. Desejei sentar-me num banco de praça, numa balaustrada, ou quem sabe, numa simples pedra fora da trajetória de outros homens e confrontar-me comigo mesmo.
A bem da verdade, desejava ver-me com meus oitenta e sete anos, marcados por desilusões, diante de me mesmo, um outro eu, com seus dezesseis anos, cheios dos arroubos juvenis. Sentaríamos um ao lado do outro. Ele, sem demonstrar muito interesse, ouviria o velho de cabeça grisalha que, embevecido pela sua puerilidade de menino, tentaria, mesmo que por alguns instantes, retê-lo um pouco mais ao seu lado; porém, na pressa peculiar de quem tem grandes voos para alçar, ele sairia de perto de mim.
Que pena!
Na impossibilidade de reter entre mãos frágeis os anos que se foram, olharia ele dobrar a primeira esquina e sumir-se na abertura do tempo, antes que eu, velho, fosse despertado por uma mulher que empurraria minha cadeira de rodas, colocada à sombra de uma árvore centenária, e me levaria de volta para casa, despertando-me, portanto, do sono profundo em que me achava.


   
Publicado no "Livro de Ouro do Conto Brasileiro Contemporâneo" - Edição Especial - Agosto de 2014