Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Letícia Alvarez Ucha
Porto Alegre / RS

 

Uma questão de peso

 

–  Alô, Antonela, aqui é a Bianca. Preciso de uma ajuda sua. Você ainda continua como RH da XYZ Alimentos?
– Sim, mas por que esta pergunta... – Questionou Bianca sem entender o motivo.
– Meu irmão Henrique é engenheiro de alimentos e gostaria que você interferisse para que ele seja o candidato eleito à vaga. – Explicou Antonela.
–  Olha, teria que ver o currículum dele primeiro... Experiência profissional e formação pesam bastante. --- disse Antonela rabiscando no bloco sob sua mesa. – Eu já analisei alguns Currículos enviados, não lembro de ninguém com este nome..
– Vamos fazer assim, eu passo teu e-mail e ele te envia. Depois, eu posso tentar conseguir alguma vaga para sua irmã com Síndrome de Down. Seria uma troca.
Antonela ficou quieta por alguns instantes. Seria ótimo para o desenvolvimento de Samanta esta oportunidade.
– Diz para ele enviar-me. Agora tenho uma reunião. Até mais tarde. – Disse Antonela apressadamente.
Ligação encerrada, a RH volta a examinar os currículos. Lê com atenção os primeiros, depois cansada, passa os olhos nos próximos. Levanta, toma um café e volta.
Após, algumas leituras, nenhum com algo que lhe chamasse realmente a atenção vai fechando a lista para entrevistas. De repente, nota um e-mail com um título diferente além do termo vaga. Abre por curiosidade.
Depara-se com o Currículo de Marina Santos, uma brasileira com pós-graduação em Engenharia de alimentos na França. Demonstra que entre seus maiores projetos está a linha diet e light visando o mercado infantil.
Antonela realmente fica interessada na contratação desta profissional. Inclui o nome de Marina na lista e pede para que sua secretaria que marque entrevista também.
Três dias depois, chega o dia da entrevista. Quatro candidatos. Os dois primeiros não demonstravam entusiasmo suficiente por sua profissão. O terceiro era Henrique. Boa aparência, alguma experiência, razoável formação.
A quarta candidata era Marina dona de um Currículo invejável. Antonela avisa a secretária que a faça passar. Enquanto ela relê a experiência profissional da moça esta entra em sua sala.
A moça entra sorridente, mas Antonela franze a testa. A vaga disputada era para um engenheiro de alimentos que criasse uma nova linha de alimentos diet e light e Marina estava muito acima do peso.
As duas sentaram-se e começou a questionar a candidata.
- Bom dia, li teu Currículo ele é muito bom.
- Obrigada – respondeu Marina.
- Tenho uma pergunta: Como você pretende passar credibilidade ao produto dietético que você cria sendo obesa. – Perguntou Antonela olhando-a por cima.
Marina choca-se com o comentário e ajeita-se na cadeira. Mexe nos cabelos. Respira fundo.
- Desculpe, mas não entendo por que a senhora teceu este comentário. A minha relação com o peso é uma questão somente minha não influencia em nada a minha vida profissional. Os produtos são bons, foram bem aceitos pelo mercado e agora estou em busca de novos desafios.
- Você não respondeu a minha pergunta. Os consumidores ao saber que quem criou os produtos diet/light vão pensar que o produto não funciona. – Insistiu Antonela
- Não serei garota propaganda dos produtos. E por que eu estou acima do peso, não quer dizer que os produtos que crio não irão ajudar quem está com sobrepeso.
- Bem vejamos agora seus conhecimentos de inglês. – Desconversou Antonela.
Marina foi bem nos testes e ainda comentou sobre alguns biscoitos diet/light que havia criado.
O dia passou rápido e Antonela tinha que tomar uma decisão até o final da semana. O currículo de Marina era mil vezes melhor do que Henrique. Porém, ele tinha excelente aparência e isto seria bom na hora da empresa fazer contatos a fim de conseguir novos clientes. Além disso, Bianca irmã dele, em troca conseguiria emprego para Samanta.
A questão é que teria que haver uma razão convincente para justificar ao seu superior Jorge, porque estava escolhendo Henrique em vez de Marina. Antonela sabia que ele era um homem justo e que não aceitaria a verdade, ou seja, a questão da aparência física.
Naquele dia, Antonela tinha ido trabalhar de metrô pois seu carro estava estragado. Ambiente lotado. Senta em um banco de frente a outro onde há uma senhora discutindo com outra acima do peso, afirmando que esta deveria pagar duas passagens por ocupar mais espaço. Sentindo-se injustiçada ela dá um empurrão na que está reclamando. Antonela assiste a tudo e tem uma ideia: mentirá ao seu superior dizendo que Marina criou uma discórdia no metrô por causa do espaço que ocupava.
No dia seguinte, Antonela procura seu superior Jorge e diz quem escolheu para o cargo. Jorge que estava ao par do perfil dos candidatos tinha certeza que seria Marina e estranhou quando ela disse que o escolhido era Herinque.
- Mas o senhor não está entendendo, tem que ver a confusão que Marina aprontou no metrô, imagina se ela faz isso com algum de nossos clientes. – falou Antonela
- Eu fiquei sabendo da briga, filmaram de um celular e as redes sociais só falam nisso. Inclusive ao fundo deu para perceber que você aparece no vídeo!
- Eu? – disse Antonela engasgada
- Sim, e entre as pessoas envolvidas na situação não está Marina. Vi a foto dela na portaria ao identificar-se. Antonela, você mentiu. Estou desapontado.
- Mas como posso escolher uma obesa para criar nossa linha de alimentos light e dietéticos!? O senhor há de convir..
- Na minha empresa não há lugar para preconceito. O que pesa é o caráter e a capacidade do funcionário. Procure outro posto. — disse Jorge levando Antonela até a porta.

 

   
Conto publicado no Livro de Ouro do Conto Brasileiro Contemporâneo - Edição Especial - Julho de 2015