Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Renata Emily Fonseca Rodrigues
Paraty / RJ

 

A moça - histórias de família

A moça esbelta tinha cabelos negros, os olhos eram verdes como a mata virgem e alvoroçada.Chamava-se Angelina,de personalidade dócil, tinha muitos amigos - era a filha do meio do dono da fazenda.Sua família possuía naquele século XIX metade das terras do Estado de Pernambuco.
Meu tataravô foi apaixonado por ela, e o xeque-mate do destino imperou, pois não ficaram juntos. O jovem decepcionado foi mandado por seu pai ao Rio de Janeiro, lá estudou, conheceu moça de boa família, casou-se, teve filhos, netos, foi próspero e só saiu de lá morto para ter seus restos depositados em nossa terra.
E você que lê esse texto agora, me questiona:
- E a moça da pintura, que fim teve? Tornou-se dama? Teve filhos? Estudou? Foi uma mulher a frente de seu tempo ? Esqueceu o seu amado?
- Infelizmente não sei lhe dizer... As informações que chegaram até mim foram através da narrativa de meu pai,e o quadro hoje está em minha biblioteca particular...Como meu tataravô encantei-me pela moça...E permaneço com "ela" até o presente. Esta relíquia tornou-se herança de família , e sua história é contada aos primeiros filhos, assim como o quadro é dado a eles.

Respeitosamente.

   
Publicado no livro "Xeque-mate" - Contos selecionados - Edição Especial - Novembro de 2014